Quando a gente pensa no projeto verão, aquele pra ficar com o shape maneiro, logo vem em mente o resultado.
A gente já se vê andando pelas areia da praia, com um corpão sarado e cheio de energia mas, na sequência, a realidade dá de mão aberta na nossa cara, e percebemos que para chegarmos lá, além de mais tempo que temos, os treinos e também as suplementações alimentares são prioridades máximas.
É então que se faz as contas, percebe-se o tanto de tempo e de dinheiro que serão investidos e, evidentemente, toda essa situação pode levar ao desânimo, afinal, uma boa academias e boas marcas de nutrição esportiva, não são tão baratas assim.
Mas, se pensar bem, vai entender que é melhor começar atrasado que não começar nunca e, já que é o projeto verão, qual o problema de ser do verão que vem?
Todos estão cansados de saber que, para o corpo ficar bem definido ele usa uma ferramenta, que ele mesmo produz, a testoterona.
A testosterona é um hormônio que é produzido pelo corpo dos homens e das mulheres. Contudo, o homem tem maior capacidade de produção. O hormônio, além de atuar na reprodução e na mudança das fases da vida masculina, promove saúde óssea, a função cerebral, humor, desejo sexual e até o raciocínio.
É um hormônio fundamental!
O problema é que nossos níveis de testosterona diminuem à medida que envelhecemos. E, assim, todos os benefícios que este hormônio nos dá, são perdidos.
Para nossa alegria, existem também certos alimentos que ajudam a elevar os níveis de testosterona no corpo, e essa ação natural traz resultados interessantes. Vitamina D, magnésio e zinco, por exemplo, ajudam a produzir testosterona.
Além de uma boa alimentação, a prática constante de exercícios físicos é ferramenta importante para aumentar os níveis de testosterona no corpo. Claro, não vou te enganar, é um aumento natural, por isso, dentro dos limites de cada um, contudo, ainda assim, é uma boa saída para melhorar seu desempenho físico e sexual!
Se você tiver paciência, saiba que o tempo é o melhor aliado para você conseguir o melhor resultado, ou seja, se você iniciar essa mudança de hábito hoje, certamente não verá efeitos estéticos e hormonais amanhã, mas, em breve verá!
Posso te garantir que a prática regular de exercícios aumenta a produção de endorfina e serotonina no seu corpo, eles são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação. Sendo assim, quanto mais exercícios você pratica, mais essa sensação acontece no seu corpo, e quanto mais essa sensação de prazer estiver ativa, mais exercícios você quer fazer e, este ciclo é bom para melhorar os níveis de testosterona.
Olha que incrível é o nosso corpo!
Quando você realiza uma atividade física, você vai aumentar os níveis hormonais da sensação de prazer, fazendo com que você queira mais e mais realizar atividades físicas. E, com isso, os níveis de testosterona no seu corpo também aumentam!
Segundo estudos da Endocrine Society’s, os homens com excesso de peso são mais propensos a ter baixos níveis de testosterona. Portanto, refeições bem equilibradas, com menos ingestão de açúcar, é o primeiro passo. Inclusive, é interessante diminuir o consumo de bebidas alcóolicas são bem calóricas e têm bastante carboidrato que depois de metabolizado se transforma em açúcar. Então, o consumo também pode trazer o efeito de aumentar a concentração dele no sangue elevando a glicose.
Alie a boa alimentação a prática de exercícios físicos, pronto, temos a receita de ouro para que seu corpo aumente os níveis de testosterona.
Mas, sagaz como é, você vai perguntar: Que tipo de exercício eu preciso fazer para melhorar os níveis de testosterona?
Era exatamente o que eu iria falar agora!
O melhor é fazer treino de força e treinos com peso. Ou seja, a academia é o lugar perfeito. Além de estar em um ambiente propício para o exercício físico, você será acompanhado por um profissional que preparará a melhor forma de trabalhar seus músculos. Desde a adaptação até a tão sonhada hipertrofia.
Então, não é um exagero comer melhor e, se você já faz exercícios regularmente, entenda, quer ganhar peito? Malhe as pernas! Quanto mais seu corpo tiver músculos, mais ele irá produzir testosterona. E, quanto maior o músculo estimulado, maior o resultado desses níveis.
Por Cyssu Pantaleão