Com a ascensão do trabalho remoto, muitos têm se deparado com um desafio único: equilibrar suas responsabilidades profissionais com a manutenção de uma saúde mental saudável. Enquanto a flexibilidade do trabalho remoto oferece inúmeras vantagens, também pode trazer consigo uma série de pressões e armadilhas para o bem-estar emocional.
“Sempre Disponível”? Uma questão que ganha destaque é o estigma do “sempre disponível”. Com o escritório a apenas alguns cliques de distância, muitos sentem a pressão de estar constantemente disponíveis para responder a e-mails, participar de reuniões virtuais e concluir tarefas, mesmo fora do horário comercial tradicional. Isso levanta a pergunta: como estabelecer limites saudáveis para evitar o esgotamento? O ideal é que, mesmo dentro de casa, haja uma rotina de trabalho com definições de horário de expediente e de descanso. Não é porque o trabalho está somente a alguns passos de distância que ele é sempre sua prioridade. Sério! Durante o seu expediente (seja você autônomo ou contratado) dê o seu melhor, no fim deste período, dedique-se a você e, se for o caso, a sua família.
Desconexão Digital: A desconexão digital se tornou um tópico cada vez mais importante. É vital para a saúde mental encontrar momentos de desconexão total do trabalho e dos equipamentos eletrônicos, inclusive do telefone com suas ferramentas de comunicação por mensagens. Acredite, tem gente que não entende que seu expediente acabou e insiste em enviar mensagens sobre trabalho mesmo fora de seu período ativo de seu ofício. Desconecte-se por um tempo, aliás, a dificuldade em conseguir fazer isso mostra o tanto que esse afastamento momentâneo é necessário.
Conheça Ferramentas para o Autocuidado: Elas podem ajudar a lidar com o estresse e a ansiedade associados ao trabalho remoto. Desde técnicas de mindfulness, que é quando se está totalmente consciente, com a mente voltada para a experiência do presente, sem julgamentos, até a importância da atividade física regular, discutiremos maneiras de cultivar um estilo de vida equilibrado e saudável.
Tenha Comunicação Aberta: Seja franco e cordial com seus colegas de trabalho, empregadores ou com quem contratou seu serviço. Seja verdadeiro e educado sobre prazos, metas e horários de trabalho. Exponha com clareza as necessidades e limites de suas funções de maneira eficaz, promovendo um ambiente de trabalho, mesmo remoto, que valorize tanto a produtividade quanto o bem-estar emocional.
Concluindo, o equilíbrio entre trabalho remoto e saúde mental é um desafio pessoal e dinâmico. Adote estratégias para estabelecer limites saudáveis, desconectar-se quando necessário e investir no autocuidado. Enfrente esse desafio com confiança, mantenha tanto sua produtividade quanto sua saúde mental em alta. Lembre-se dessas dicas!
Por Cyssu Pantaleão