Quando você olha no espelho, o que enxerga? Veja bem, não pergunto quem, pergunto o que!
Para muitos, é apenas uma imagem cotidiana, um reflexo, algo simples. Mas, se você realmente se concentrar, verá muito mais do que apenas traços físicos. O espelho revela a essência do homem, com suas habilidades, fraquezas, sonhos e ambições. Conhecer quem está no reflexo é entender-se para traçar o melhor caminho a se seguir.
Conhecer suas habilidades é como ter uma caixa de ferramentas específica à sua disposição. Ao ter clareza sobre o que você faz bem, fica mais fácil se posicionar e alcançar os objetivos que estabeleceu, aliás, saber quem é você te faz ter objetivos concretos. Mas essa autoconsciência vai além do simples conhecimento de seus pontos fortes, envolve também admitir onde você falha, onde precisa melhorar e onde não se deve tentar. É fácil esconder as fraquezas, mas só quem é realmente honesto consigo mesmo é capaz de compreendê-las.
Ter metas e ambições saudáveis faz parte do processo de autodescoberta. Definir objetivos que estejam alinhados com seus valores e capacidades é a chave para o sucesso. No entanto, é importante que essas ambições não se tornem uma fonte de desgaste. Ambição sem equilíbrio pode levar à frustração, ambição em excesso é egoísmo. Encontre aquele ponto em que você se sente desafiado, instigue-se com uma proposta possível, e veja como seu desenvolvimento pessoal deslancha de forma mais natural e sustentável.
Valorizar-se honestamente, sem supervalorização e muito menos com subvalorização, é um ato de respeito próprio. Uma boa autoestima não significa arrogância, mas sim reconhecer seu papel e impacto possível. Quando você se enxerga de forma justa, entende que suas falhas não diminuem seu valor. Elas fazem parte de quem você é e de quem você pode se tornar. No equilíbrio entre orgulho com humildade, sempre há espaço para crescimento.
Quanto mais você compreende quem é, mais capaz se torna de enxergar o valor nas pessoas ao seu redor. Respeitar e reconhecer suas próprias limitações e virtudes permite que você faça o mesmo com os outros. O reflexo no espelho é o que dá sentido às suas interações e relações com o mundo.
Por Cyssu Pantaleão