Incorporar uma nova etapa em nossa rotina diária pode ser um desafio. No entanto, existem técnicas e estratégias que podem facilitar esse processo. Uma das mais populares sugere que precisamos de pelo menos 21 dias para estabelecer um hábito. Essa teoria foi proposta na década de 60 pelo psicólogo e cirurgião plástico Maxwell Maltz, que afirmou que 21 dias seria o tempo necessário para o cérebro se adaptar a uma mudança. Sua teoria influenciou uma geração inteira de coaches e profissionais de autoajuda.
No entanto, as palavras de Maltz foram mal interpretadas ao longo do tempo. A frase “um mínimo de cerca de 21 dias para criar um hábito” foi distorcida para “demora exatamente 21 dias para criar um novo hábito”. Assim, a sociedade começou a disseminar o mito de que se leva 21 dias para mudar. É compreensível por que o mito dos “21 dias” tenha se espalhado com tanto sucesso, até porque, é uma ideia fácil de entender e o prazo é relativizante curto o suficiente para ser inspirador, mas, ao mesmo tempo, longo o suficiente para parecer crível. Quem não gostaria da ideia de transformar sua vida em apenas três semanas?
No entanto, um estudo de Jane Wardle, da University College de Londres, publicado em 2012, afirma que para transformar um novo objetivo ou atividade em algo automático, de tal forma que não precisamos mais de força de vontade, são necessários 66 dias. No entanto, Wardle descobriu que as pessoas em seu estudo levaram de 18 a 254 dias para criar um novo hábito – 66 dias foi, então, a média.
►Então, qual é a verdadeira resposta?
►Quanto tempo realmente leva para criar um hábito?
►Quanto tempo leva para quebrar um mau hábito?
►Existe alguma ciência para apoiar isso?
►E o que tudo isso significa para você e para mim?
Na verdade, a resposta é depende do tempo que você demora para tomar a decisão de mudar, sendo assim, não importa se são 18, 21, 66 ou 254 dias!
O aspecto mais interessante desses estudos é a constatação de que somos capazes de aprender, treinar e modificar o que desejarmos. O número de dias, como tudo na vida, é relativo. Depende de fatores como persistência, perseverança, habilidades e, principalmente, contexto. Em outras palavras, se você deseja criar um hábito dentro de expectativas realistas, a verdade é que provavelmente levará de 2 a 8 meses – não 21 dias. E se, durante esse período, você perder um ou mais dias de prática em seu cronograma, não há problema: a criação de um hábito não é um processo de tudo ou nada.
Por Cyssu Pantaleão