Todos tem um esporte favorito, e, aqui no Brasil, fica fácil acertar qual é: Futebol!
Contudo, aquilo que eu chamo de monocultura esportiva brasileira não é benéfica para o esporte. Ao contrário, é um fardo, inclusive para o futebol. Com milhares de equipes espalhadas pelo país, sorte tem quem consegue assistir ou jogar nos 40 clubes das séries A e B. O restante, sobrevive, ou como atleta ou como torcida.
Muitos atletas e muita, muita gente ficam distantes dos grandes eventos esportivos, impossibilitados de assistir partidas memoráveis. Tudo isso, por conta do tamanho do Brasil e das poucas equipes que praticam o futebol em alto nível.
Mas, engana-se você se acha que vou culpar o Estado ou as empresas que “se recusam a patrocinar o esporte”. Nada disso! A culpa dessa monocultura esportiva não é de quem investe, é de quem vê! Quem vai investir seus recursos em um lugar/evento que ninguém quer ver? Você faria uma propaganda em um outdoor que está virado para baixo? É claro que não!
Acompanhar esportes é uma atividade que muitas pessoas apreciam ao redor do mundo, traz diversas emoções e benefícios à saúde mental e física. Quando se trata de assistir a partidas de esportes, pode-se sentir uma variedade de emoções, como excitação, alegria, tensão e até mesmo frustração. Além disso, os esportes podem ser uma ótima oportunidade para fazer amigos com mesmo interesse.
Por isso, eu, que amo futebol, também sou apaixonado por outros 4 esportes coletivos, cada um deles tem suas características únicas.
O Futebol, número 1 da minha lista, por exemplo, é um esporte extremamente popular em todo o mundo, que envolve dois times de onze jogadores cada (sei que você já sabe, mas, nunca é demais explicar…), com o objetivo de marcar gols na meta adversária. É um esporte que requer muita habilidade e estratégia, é emocionante assistir as partidas de grandes times e também de equipes locais.
Tenho ainda mais 4 esportes que sou apaixonado.
O segundo esporte da minha lista é o Rugby Union, um esporte de contato físico intenso, que envolve duas equipes de 15 jogadores cada, que competem para marcar pontos através do toque da bola no chão no fim do campo adversário. O rugby é conhecido pela sua força, agilidade e habilidade técnica, e é um esporte que demanda muito trabalho em equipe.
Seguindo a lista, vem o Basquete, nele, duas equipes de cinco jogadores cada tem o objetivo de marcar pontos através do arremesso da bola em uma cesta. Habilidade e técnica individual, além de trabalho em equipe, criam jogadas sensacionais. O basquete é um esporte popular em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde a NBA se tornou a principal liga de basquete do mundo.
Eu também gosto muito de assistir uma partida de Beisebol, um esporte com duas equipes de nove jogadores cada, que competem para marcar pontos ao rebater a bola arremessada pelo time adversário e correr pelas bases. É um esporte de muita precisão. Ele é considerado o esporte nacional dos Estados Unidos. A MLB é a principal liga de beisebol do mundo.
Por último, mas, não menos importante pra mim, vem o Hóquei, também um esporte de contato físico intenso, no hóquei, duas equipes de seis jogadores cada competem para marcar gols na meta adversária com o uso de um bastão e um pequeno disco. A velocidade do esporte é espetacular e habilidade, força e trabalho em equipe fazem desse esporte uma beleza popular em países como Canadá, Estados Unidos, Rússia, Suécia e Finlândia.
Acompanhar esportes é um lazer que pode trazer muitas emoções e benefícios, e meus cinco esportes favoritos apresentam características únicas que os tornam emocionantes e empolgantes de assistir.
Quanto mais esportes forem importantes no Brasil, mais e mais equipes se sustentaram, mais atletas poderão viver do esporte e mais e eventos de qualidade podem acontecer perto da sua casa. Faça a sua lista de 3, 4 ou esportes favoritos, conheça as regras e dê audiência para eles, se importe, e seja o motor que impulsionará esse esporte para o mundo.
Não, não estou pedindo para você deixar de gostar de futebol, só te peço para dar um chance para outros esportes!
Por Cyssu Pantaleão