Já reparou que as coisas começam a dar certo quando você coloca energia em si mesmo? Não é papo de autoajuda barata, mas uma verdade simples: você é o seu maior projeto. Cuidar do corpo, da mente e da sua presença no mundo é mais do que necessário; é a base para viver bem. Isso não significa virar obsessivo com performance ou perfeição, é investimento em você mesmo – o único que sempre trará retorno.
Cuidar do corpo é mais simples do que parece. Não precisa virar um rato de academia ou viver contando milimetricamente as calorias. Mas, se parar para pensar, quantas vezes você se sente desconfortável consigo mesmo porque negligenciou o básico? Aquele treino rápido no fim do dia ou uma caminhada pela manhã já fazem diferença. E a alimentação? Não precisa ser radical; só um pouco de atenção pode mudar tudo. Quando você sente o corpo funcionando bem, isso reverbera na confiança. É você no (seu) controle!
A mente também precisa de cuidado especial, mas, na correria, a gente esquece. Já notou como aprender algo novo ou simplesmente tirar uns minutos para respirar clareia as ideias? Não estou falando de você virar um monge ou acumular infinitos diplomas que só servem pra enfeitar a parede, trago algo mais simples como alimentar sua curiosidade e estar presente nos momentos que importam.
Às vezes, é um livro que te inspira; outras, é aquela conversa franca com alguém de confiança. São esses momentos que ajudam a colocar a vida nos eixos e a lidar com as pressões que aparecem.
E a imagem? Não adianta fingir que não se importa. Antes de qualquer coisa, as pessoas reparam em como você se apresenta. Mas calma, não estou falando de gastar rios de dinheiro em roupas caras ou seguir tendências a todo custo. Um bom corte de cabelo, roupas que te caem bem e aquele cuidado básico mostram que você se respeita. É impressionante como isso muda a forma como você se sente — e como os outros te veem.
Quando junta tudo isso — corpo, mente e imagem —, você percebe que está construindo algo muito maior, talvez, esta seja a tal melhor versão de si mesmo. E o melhor de tudo? Isso não é para impressionar ninguém, é para você. Para olhar no espelho e sentir que está no caminho certo.
Por Cyssu Pantaleão