Já deu aquela olhada na lista de afazeres e pensou: “Como vou dar conta disso tudo?” Pois é, gerenciar esse mundaréu de tarefas é um desafio e tanto. Mas calma! Dá pra se organizar sem virar uma pilha de nervos.
O truque aqui é encontrar o equilíbrio na realização das tarefas.
Não dá pra se jogar de cabeça, com 100% de esforço, em todas as tarefas sem um plano de ação pessoal, muito menos é possível fazer tudo o que é preciso de uma só vez. Em contrapartida, também não vale a pena planejar cada segundo do dia detalhadamente. Afinal, a vida não tem um manual de instruções, e isso faria da vida algo absolutamente chato.
Então, como manter a lista de tarefas sob controle? A resposta é criar seu próprio sistema de tarefas. Sim, um sistema que se encaixe com o seu perfil, seus hábitos e sua condição de realização. Isso é autogestão. Crie um lista de tarefas, uma agenda com horários para cada tarefa, e também horário para descanso, e cumpra suas tarefas. Planeje, idealiza e formate suas tarefas diárias para organizar sua vida e seu tempo.
Cumpra o combinado consigo mesmo!
Ah, e não caia na conversa de seguir as “receitas de bolo” de blogueiros, planejamentos formatados que funcionam pra uns, mas não pra você. Ninguém está na sua pele, então, você é a melhor pessoa para saber o que é possível ser feito. Teste, experimente, ajuste, mas, não deixe de fazer.
Lembrando sempre, dê o seu melhor sem virar malabarista maluco de circo. Seja organização.
Por Cyssu Pantaleão