Novembro já está quase acabando, mas, ainda é tempo de falarmos da onda de conscientização que não dá para ignorar.
Achou que eu iria esquecer, né?!
O tal do “Novembro Azul” não é só uma hashtag modinha, é um lembrete de que os homens precisam olhar para o nosso futuro, mesmo que esse olhar seja um tanto incômodo. Se você ainda não entendeu, eu estou falando do exame de próstata, não se faça de desentendido.
Ninguém quer encarar (ainda mais de costas) exames desconfortáveis, mas na realidade, o exame é um gesto de coragem. O Novembro Azul é sobre coragem! É a época de separar homens de meninos, pegar o telefone e, sem titubear, marcar aquela consulta que você vem sendo adiada. Lembra daquele ditado “melhor prevenir do que remediar”? Pois é, na saúde, ele faz todo sentido.
O assunto pode ser sério, mas cuidar da saúde não precisa ser um drama. Novembro Azul não é apenas uma campanha, é um lembrete para todos os homens.
Então, o que está esperando? Marque aquela consulta, compartilhe a importância da prevenção com os amigos e faça do Novembro Azul o mês em que você começou a escrever uma história mais saudável para o seu futuro. Afinal, a melhor forma de encarar o futuro é estar bem preparado no presente.
Por Cyssu Pantaleão