Coffee Mug

Capa Coffee Mug

Quem nunca se interessou por um termogênico para auxiliar no metabolismo, para poder perder aquela gordurinha irritante que fica perto do umbigo?

Sabia que grande parte desses termogênicos do mercado usam um composto muito comum em nossas casas? Pois é, muitos deles são à base de cafeína.

A cafeína é um composto químico encontrado em várias plantas, incluindo, obviamente, o café, mas, também é encontrado em tipos de chás, chocolate e alguns refrigerantes. É uma substância estimulante do sistema nervoso central e amplamente consumida em todo o mundo.

A cafeína atua como um antagonista do receptor de adenosina no cérebro (que???), traduzindo, ela bloqueia os efeitos da adenosina, uma substância química do cérebro que promove o relaxamento e o sono. Ao bloquear esses efeitos, a cafeína aumenta a atividade cerebral e proporciona uma sensação de energia e alerta.

Além de seu efeito estimulante, a cafeína também pode ter outros efeitos no corpo, incluindo aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, melhora do desempenho físico e mental e redução da

fadiga. No entanto, é importante observar que o consumo excessivo de cafeína pode ter efeitos negativos, incluindo ansiedade, insônia, irritabilidade e problemas gastrointestinais.

A quantidade de cafeína em uma xícara de café pode variar dependendo do tipo de café, do modo de preparo e do tamanho da xícara. Em média, uma xícara de café de 240 ml pode conter entre 70 e 140 mg de cafeína. No entanto, algumas variedades de café podem ter níveis mais altos ou mais baixos de cafeína.

Por exemplo, o café robusta tende a ter mais cafeína do que o café arábica, e o café torrado escuro tende a ter menos cafeína do que o café torrado claro. Além disso, o modo de preparo também pode influenciar na quantidade de cafeína. O café expresso, por exemplo, tende a ter mais cafeína em volume do que o café coado.

Também é legal dizer que, café forte, não necessariamente, é o café que tem mais cafeína. A quantidade deste estimulante natural se dá não pela cor do café, mas, pela quantidade de água que passou pelo pó! Ou seja, se você está com uma xícara de café forte, não é o mesmo que dizer que você está com uma xícara cheia de cafeína pura.

É importante notar que a tolerância à cafeína varia de pessoa para pessoa. Enquanto algumas pessoas podem tolerar grandes quantidades de cafeína sem efeitos nocivos (que é exatamente o meu caso!), outras podem experimentar efeitos colaterais mesmo com quantidades moderadas. Se você tiver dúvidas sobre a quantidade de cafeína segura para você, é uma boa ideia conversar com um profissional de saúde.

Por Cyssu Pantaleão

Compartilhe!