Se você é daqueles que acredita que a barba não é apenas uma modinha passageira, mas sim um estilo duradouro, este texto é especialmente para você!
Há algum tempo, a estética barbuda conquistou os homens e, até mesmo, o interesse de muitas mulheres. No entanto cultivar uma barba bonita e saudável requer atenção especial e cuidados básicos. Reunimos algumas dicas e truques para manter sua barba estilosa, evitando a temida aparência desleixada que lembra o Capitão Caverna!
Todo o processo começa-se, claro, com o primeiro passo, e com a barba não é diferente. Se você deseja que sua barba cresça e ganhe forma, permita que ela se desenvolva por um período, sem intervenção da lâmina. A velocidade de crescimento varia de pessoa para pessoa, dependendo de características genéticas e da pele. Neste momento, você pode descobrir que sua barba tem falhas e precisará ajustar seu formato, ou pode moldá-la conforme ela se desenvolve. Enquanto isso, apare os excessos, mantenha a higiene com produtos adequados para a barba (recomendamos Casa Barros, é claro!). Consulte seu barbeiro ou busque inspiração em diferentes estilos.
Acredite, em três meses, você terá uma ideia melhor de como sua barba se comporta. A partir daí, é só escolher e manter o formato desejado.
Uma das principais barreiras ao cultivar uma barba é o período inicial de crescimento, quando os pelos começam a incomodar e causar coceira na pele. Isso ocorre porque os pelos se assemelham a agulhas de cactos, tentando romper a superfície da pele, resultando em desconforto, coceira e vermelhidão. Para amenizar a irritação, aplique hidratante facial ou óleo para a barba. Isso acalmará a pele e tornará os pelos menos secos e mais maleáveis. Evite produtos à base de álcool, pois podem ressecar a pele. Os pelos da barba naturalmente são mais grossos e ressecados que os cabelos do couro cabeludo. Isso ocorre porque a pele não consegue hidratá-los da mesma forma, deixando as pontas ressecadas, quebradiças ou com pontas duplas. Para resolver esse problema, experimente usar óleo para a barba. Ele hidrata, nutre, proporciona brilho e facilita o pentear. Além disso, muitos têm ação refrescante, acalmando a pele após o barbear e reduzindo a coceira. Aplique-o pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e após o banho.
Assim como o cabelo, a barba acumula impurezas ao longo do dia, como fungos, bactérias e até mesmo caspa. Considerando também o contato com alimentos e secreções, a higienização diária torna-se fundamental. Lave sempre a barba após as refeições, o banho, atividades íntimas e ao acordar. Utilize shampoos específicos para a barba, removendo impurezas e deixando-a limpa e perfumada. Experimente também o condicionador capilar para suavizar os fios, facilitando o pentear.
Cultivar uma barba longa exige dedicação. Não basta deixá-la crescer descontroladamente até atingir o tamanho desejado. Lembre-se de aparar os pelos do pescoço e das bochechas para manter a forma, dando atenção também às laterais e aos fios soltos.
Por último, mas, não menos importante, pentear frequentemente com a ajuda de óleo para a barba pode proporcionar mais forma ao seu visual, mantendo-o sempre apresentável. Por isso, tenha sempre um pente para a barba à mão.
Por Cyssu Pantaleão